17 de mar. de 2008

Casablanca

Pois então....

Panela velha é que faz comida boa. E por indicação de panela velha do meu velho, assisti um filme considerado antigo, com um drama pra lá de cativante e uma sensibilidade fora do comum.

Trata-se de Casablanca.

O mesmo foi feito em 1943 e ganhou 3 oscar, sendo um deles de melhor filme. Estrelado por Humphney Bogart, Ingrid Bergman e Paul Henreid o filme é um clássico e trata-se de um triângulo amoroso entre Ricky, Ilsa e Laslo vivido na capital marroquina Casablanca de ocupação francesa nos trágicos anos da 2ª guerra mundial (tema que adoro).

O filme é em preto-branco, não possui sangue quando as pessoas são acertadas por tiros de revólver e é nítida a falta de recursos disponíveis na década de 40 para se fazer cenas simples, como um casal andando de carro. Mas é esse o charme do filme e são essas características que fazem o mesmo ser tão especial. Me chamou atenção foi o roteiro do filme, a atuação dos atores (principalmente de Ingrid Bergman) e a direção do mesmo. É quase como se estivéssemos lendo um romance.

Muitos acham que Casablanca é um dos melhores, se não o melhor filme hollywoodiano feito. Não assistir Casablanca é fechar as portas para a História do mundo e do cinema.

Enjoy.

Nenhum comentário: