19 de jul. de 2009

Se meu apartamento falasse...

Nessa selva de pedra onde o mundo torna-se cada vez mais vertical, quem nunca teve esse pensamento?

Pois isso já é passado. Assisti um filme com esse nome, por mero acaso. Estava eu no lugar certo, na hora certa, no dia certo, clicando os canais da Tv na hora certa. Isso dias atrás. Hoje acpnteceu novamente.

O filme Se meu apartamento falasse (The Apartment) é de 1960 e teve nada menos de 10 indicações ao Oscar, sendo que ganhou 5, incluindo melhor Filme, Diretor e Roteiro. Estrelado por Jack Lemmon e Shirley MaclLane (indicados ao oscar de melhor ator e atriz, respectivamente) o mesmo é dirigido por Billy Wilder e escrito por ele mesmo. O filme mostra a vida de C.C. Baxter (Jack Lemmon) sendo regida unicamente pelo sucesso profissional, querendo subir profissionalmente na empresa de seguros com 30 mil funcionários em Nova Iorque onde trabalha. Para isso, ele usa métodos nada convencionais emprestando seu apartamento para Chefes da sua empresa onde os mesmos levavam suas amantes, praticamente tendo um revezamento semanal para o mesmo. A vida de Baxter muda de sentido ao conversar cada vez mais com a assenssorista Fran Kubelik (Shirley MacLane). Chega a ser hilário.

A comédia passa a ser romântica quando Fran Kubelik entra em cena e causa certo transtorno ao ser amante do Big Boss da empresa, Jeff Sheldrake (Fred MacMurray), chefe imediato de C.C Baxter devido aos "empréstimos" de seu apartamento. Vale ressaltar que a atuação de Shirley MacLane é impecável. Óbviamente não irei falar mais do filme para não estragar a surpresa.

Além de tratar de uma comédia romântica de primeira linha Se meu apartamento falasse dá pitadas de críticas na sociedade e para sociedade já naquela época. Billy Wilder mostra como o Homem pensa apenas no seu bem estar na sociedade e dentro de uma organização, tanto na parte profissional, chegando a ser bitolado (CC Baxter emprestando seu apartamento aos seus chefes para subir na empresa) quanto na parte amorosa, ou melhor, prazerosa, mostrando os homens levando suas amantes ao apartamento sem nenhum remorso.

Se meu apartamento falasse é um filme feito a 50 anos atrás, mas ainda muito atual para os dias de hoje. Fiquei pensando como seria ter visto esse filme nos anos 60, com costumes totalmente diferentes dentro de uma sociedade altamente consumista. Ainda aconteceriam alguns fatos, como a Guerra do Vietnan, a Revolução Feminista, influencia de Martin Luther King, os Hippies invadindo as ruas, John Kennedy como presidente, a Guerra Fria no auge, o Homem pisando na Lua, ufa!

Não deixem de assistir. São 125 minutos de investimento cultural.

Um comentário:

Gueixa disse...

Me deu vontade de rever o filme ao ler seu texto...